A história da cidade bem explicadinha no site da prefeitura: http://www.santaclaradosul-rs.com.br/?link=historia.
Lembro apenas que as melhores bolachinhas de Natal do meu tempo de fuzarca vinham de lá. Eram famosas e uma delícia.
Hoje não tem mais bolachas na minha vida, sequer fuzarca.
Mas tem o pórtico que me parece bem clean, sem aquelas propagandas horrorosas de clubes de serviço ou o famigerado bem-vindos.
Simplicidade é tudo.
Simplicidade é tudo.
CONTRAPONTO
@ “ Laura, com todo respeito que tenho por tua pessoa e pela profissional que és, não posso concordar com estas afirmativas. Uma placa de clube de serviço tem múltiplas funções e vai muito além de uma indicação. Mostra que naquela cidade tem pessoas que realizam trabalho voluntário e que auxiliam outras mais necessitadas. Os clubes de serviço como o Lions e o Rotary são organizações mundiais que não tem necessidade de fazer propaganda, querem divulgar suas realizações para que outros vejam o exemplo de quem faz o bem e incentivar outras pessoas entrarem nesta rede de fraternidade.
Laura, se fores reparar, naquela “propaganda” de clube de serviço está indicado o dia da semana, horário e local das reuniões. Isto significa que a pessoa de outra cidade que integra um destes clubes de serviço pode chegar e participar do encontro e compartilhar da alegria do companheirismo e se inteirar das suas atividades.
Também não posso concordar que com a tua afirmativa do “famigerado bem-vindo”. Aquela saudação no pórtico de acesso a cidade tem um significado muito especial. Mas não que seja necessário ter a inscrição. Esta é uma forma de saudar os visitantes. É a maneira que a cidade tem de mostrar sua cordialidade e acolhida. Tem o mesmo sentido de saudação quando uma visita chega em nossa casa.
Para o turismo, o pórtico, tem um significado ainda maior. Porque quem viaja, percebe a diferença entre quem tem e a outra que não se importa com o turismo. Para os viajantes, geralmente uma das primeiras paradas quando chega a uma cidade desconhecida, é no pórtico para a tradicional fotografia. Uma lembrança que será mostrada para tantos familiares e amigos.
Outra frase muito usada é o desejo de “Boa Viagem”, ou “Volte Sempre”. Parecem tão repetidas, mas com um significado tão imenso. É a mesma despedida que se dá a visita quando vai embora da nossa casa.
Outra leitura que se pode fazer a partir do pórtico, é quanto ao seu estado de conservação. Ele nos dá a primeira impressão da cidade. É como uma carteira de identidade. Geralmente ele é feito com as características culturais e étnica, ou a principal atividade econômica do município e assim por diante. Normalmente é uma obra de arte
Laura, penso que dar as boas-vindas aos nossos visitantes, não seja algo “famigerado”, é uma questão de cordialidade, de simpatia e educação, que tanto falta para muitas pessoas, que perderam o encanto de dar um Bom Dia e muito menos de servir o próximo, como o fazem os clubes de serviço e outras tantas entidades e pessoas individualmente.”
Deolí Gräff