segunda-feira, 26 de agosto de 2013

SANTA TEREZA

Armazem da familia Prezzi/1905

Saímos de Imigrante e chegamos a Santa Tereza, por estradinhas vicinais.Um dia a RBS veiculou matéria dizendo que Santa Tereza ia se transformar em Patrimônio Cultural do Brasil. Em 2010. Ia?

Santa Tereza é um  conjunto urbano de bens protegidos.

Mas isso não basta para angariar verbas de preservação.
Custa muito defender um predio. Custa deslindes políticos.

Sim, preservar a memória, conservar a história de uma cidade, custa muitíssimo. Sem atravessadores, não tem jeito. E quando se sabe que a sanha dos construtores  saliva para derrubar tudo e erguer predios e garagens que consideram uteis, bom, daí mesmo que a preservação passa longe.

Conforme o Instituto do Patrimonio Histrico e Artstico Nacional (Iphan), Santa Tereza teria que ingressar com um plano de ação “para a gestão do patrimônio cultural com enfoque territorial. O Plano não deve se restringir ao perímetro protegido ou ao conjunto de bens tombados. Deve-se considerar a dinâmica urbana no seu todo." 

No rol de prédios antigos, a 1ª fabrica de gaitas do Brasil do casal Cesare Arpini e Maria Savoia, em 1887. Imagina... A gaita chegou com a imigração alemã, mas foram os italianos que a produziram em Santa Tereza.
 Aqui, um refri e dois dedos de prosa com três dos 1.800 moradores da cidade. No fundo, o campanário, uma réplica da Torre de Vicenza, na Italia. Dizem.
 Adoro o cheiro desses armazens. Cheiro de infância.
Ao longo dos próximos três anos, muita grana para as cidades históricas brasileiras. Coisa de 1,6 bilhão. Ta no site do Iphan. Para o Rio Grande do Sul serão destinados recursos para obras de 4 cidades: Jaguarão  40,30 milhões, Pelotas  32,80, Porto Alegre  50,50 e São Miguel das Missões  27,62 milhões.
Duvido que essa grana chegue. Du-vi-do: corrupção e desvio como bem mostra o empreendedorismo governamental. 
A pequena e conservada Santa Tereza não consta nesta lista. E o tempo passa para a cidadezinha fundada por imigrantes poloneses e italianos, que com seu conjunto de 25 predios históricos serviu de cenário para o filme "Saneamento Básico", em 2006.
Em Santa Tereza deguste a cachaça  do  "Velho Alambique". Não achei, mas deve valer a procura. Por essa rua chegamos ao balseiro.
 Gentilmente disse que se eu fosse pela estrada chegaria antes em Muçum e de lá para Lajeado. Final de tarde, optei pela  estrada, mas acredito que a travessia pelo rio Taquari deve ser bacana. Ficou para uma próxima.