Poucas casas resistiram a arquitetura contemporânea em Progresso. Uma lástima. Pouparam a escolinha que já foi prefeitura. Simone Berté, Secretária de Turismo, quer restaurar. Aliás, por sua iniciativa a caminhada em uma das belas fazendas da região, motivo pelo qual nos tocamos de Lajeado via BR 386.
Em 1912 chegaram os Battisti... Se eu fosse o Cesare, o ex- ativista italiano que está por um fio no país, buscava refugio em Progresso. Com tantos Battisti, inclusive o Secretário de Cultura, um a mais nem seria notado.
Indo a Progresso precisa visitar a fabrica de pipas e outros artigos de madeira do tanoeiro Severino Mafassioli. Ha 50 anos trabalhando com cabriuvas, cedros e carvalhos. Diz ele que é de arvores plantadas para este fim. Então tá.
Dá vontade de encher o porta-malas... Cheiro bom de madeira dentro do galpão. Peguei o telefone: 3788-1015. Uma pipa pequena para armazenar uma cachaçinha custa 30 reais. Seu Severino é artesão e artista. É cultura popular interagindo no lugar que escolheu para viver.
Enfim, a caminhada pelas bandas da Lagoa Dutra. Grupo pequeno, mas animado.
Durante o percurso, um riachinho de companhia.
A vida começa líquida. E não foi no segundo Dia que Deus separou o céu das águas?
Platão dizia que o ouro tem pouca utilidade se comparado à água... Seguindo a trilha molhada começaram a surgir lindos e centenários xaxins.
Um desses xaxins foi escolhido para emoldurar o clic da "foto oficial".
Mais um pouco de caminhada e uma pausa para atacar bergamotas suculentas e geladas.
No finzinho do passeio chegamos até um cenário...
...de dar inveja. Casa e ateliê da restauradora Leida Scheeren.
A curiosidade pelo buraquinho na porta...
... e a invasão bisbilhoteira da intimidade.
Nada precisa ser dito: combo paz e harmonia.
Quase uma hora da tarde: voltamos para um almoço na Fazenda Sinuelo da Amizade. No primeiro fim de semana de março acontece seu tradicional rodeio. Esse ano de número 54. O próximo não perco.
Dentro, o calor da laleira e um comidão esperavam a gente.
Seu Getulio, 74 anos e muito causo pra contar, é o atual Secretário de Obras de Progresso. A Fazenda Sinuelo começou com seu pai. Lembrá-lo, o emociona. Taí uma boa fonte histórica para a cidade.
Depois do almoço botamos o pé na estrada em tempo de cozinhar o pinhão para assistir Brasil X Espanha.
A colheita da laranja ficou para outro dia.
Sim... Domingos assim libertam.
Sim... Domingos assim libertam.