terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

BEM VINDO À SANTA CLARA



A história da cidade  bem explicadinha no site da prefeitura: http://www.santaclaradosul-rs.com.br/?link=historia.

Lembro apenas que as melhores bolachinhas de Natal do meu tempo de fuzarca vinham de lá. Eram famosas e uma delícia.
Hoje não tem mais bolachas na minha vida, sequer fuzarca.
Mas tem o pórtico que me parece bem clean, sem aquelas propagandas horrorosas de clubes de serviço ou o famigerado bem-vindos.

Simplicidade é tudo.


CONTRAPONTO
@ “ Laura, com todo respeito que tenho por tua pessoa e pela profissional que és, não posso concordar com estas afirmativas. Uma placa de clube de serviço tem múltiplas funções e vai muito além de uma indicação. Mostra que naquela cidade tem pessoas que realizam trabalho voluntário e que auxiliam outras mais necessitadas. Os clubes de serviço como o Lions e o Rotary são organizações mundiais que não tem necessidade de fazer propaganda, querem divulgar suas realizações para que outros vejam o exemplo de quem faz o bem e incentivar outras pessoas entrarem nesta rede de fraternidade.
Laura, se fores reparar, naquela “propaganda” de clube de serviço está indicado o dia da semana, horário e local das reuniões. Isto significa que a pessoa de outra cidade que integra um destes clubes de serviço pode chegar e participar do encontro e compartilhar da alegria do companheirismo e se inteirar das suas atividades.
Também não posso concordar que com a tua afirmativa do “famigerado bem-vindo”. Aquela saudação no pórtico de acesso a cidade tem um significado muito especial. Mas não que seja necessário ter a inscrição. Esta é uma forma de saudar os visitantes. É a maneira que a cidade tem de mostrar sua cordialidade e acolhida. Tem o mesmo sentido de saudação quando uma visita chega em nossa casa.
Para o turismo, o pórtico, tem um significado ainda maior. Porque quem viaja, percebe a diferença entre quem tem e a outra que não se importa com o turismo. Para os viajantes, geralmente uma das primeiras paradas quando chega a uma cidade desconhecida, é no pórtico para a tradicional fotografia. Uma lembrança que será mostrada para tantos familiares e amigos.
Outra frase muito usada é o desejo de “Boa Viagem”, ou “Volte Sempre”. Parecem tão repetidas, mas com um significado tão imenso. É a mesma despedida que se dá a visita quando vai embora da nossa casa.
Outra leitura que se pode fazer a partir do pórtico, é quanto ao seu estado de conservação. Ele nos dá a primeira impressão da cidade. É como uma carteira de identidade. Geralmente ele é feito com as características culturais e étnica, ou a principal atividade econômica do município e assim por diante. Normalmente é uma obra de arte
Laura, penso que dar as boas-vindas aos nossos visitantes, não seja algo “famigerado”, é uma questão de cordialidade, de simpatia e educação, que tanto falta para muitas pessoas, que perderam o encanto de dar um Bom Dia e muito menos de servir o próximo, como o fazem os clubes de serviço e outras tantas entidades e pessoas individualmente.”
Deolí Gräff




5 comentários:

  1. é isso Laura. viva o clean. concordo contigo que "bem vindo" já torrou o saco. se não for para ser original, melhor deixar só o nome da cidade. ninguém mais aguenta o senso comum.

    ResponderExcluir
  2. O autor do comentário que defende as placas dos Clubes de Serviço desconhece a origem dos mesmos. Eles prestam inestimáveis serviços à sociedade, mas tem o objetivo de expor vaidades. Por que digo isto? Simples. Há um princípio bíblico segundo o qual o que a mão esquerda dá não importa à mão direita. E isto é seguido à risca na Maçonaria. Não foi por outra razão que primeiro Paul Harris criou o Rotary e logo depois Melvin Jones criou o Lions. Não estou a desmerecer os membros desses clubes, muitos dos quais meus Irmãos. A Laura está correta. Limpeza é fundamental a quem chega numa cidade a começar pelo pórtico.

    ResponderExcluir
  3. Viva a lucidez de Jorge Loeffler. "Epor vaidades" é tudo o que eu penso tanto sobre Rotary quanto sobre Lions.

    ResponderExcluir
  4. Esse pórtico é mesmo uma gracinha. E Santa Clara é um lugar encantador. Tem uma pureza impossível de encontrar nas cidades maiores do Vale, pureza essa que já começa por esse despojamento da entrada. Tomara que continue assim. Em Lajeado, essa pureza está em extinção. Com as árvores e as casas antigas, derrubam também a dignidade do lugar. Penso que os amantes da beleza e do amor (também em extinção) preferem sempre uma vida sem placas nem propagandas, sem tum-tum de construções nem enriquecimento das vaidades.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Laura.
    Chega da supervalorização de determinadas áreas. As cidades são multiplas...

    ResponderExcluir